Santo Ângelo registra um dos mais significativos avanços no enfrentamento à dengue no Estado. Em 2024, o município ocupava a 16ª posição entre as cidades gaúchas com maior número de confirmações da doença. Neste ano, até o mês de agosto, foram 56 casos confirmados ante 3.269 no mesmo período do ano passado, uma redução de 98,17%. A incidência também caiu drasticamente, de 4.226 notificações a cada 100 mil habitantes em 2024, para 77,4 em 2025.
Além da queda nos casos confirmados, também houve impacto nos demais indicadores: em 2025 foram 62 casos descartados e apenas um caso segue em investigação, contra 572 descartados e 650 em análise em 2024.
De acordo com o coordenador da Vigilância Ambiental, Rodrigo Stankowski, a mudança na estratégia de enfrentamento foi decisiva para alcançar esse resultado. “Passamos a tratar cada caso suspeito como positivo, o que nos permitiu aumentar as áreas de borrifação de veneno de forma muito mais rápida e eficiente. Intensificamos as visitas em cada casa, orientando e fiscalizando. E as nossas 450 armadilhas espalhadas pelos bairros mostraram uma grande eficiência, ajudando a identificar onde estava o mosquito e direcionando de forma assertiva o nosso trabalho”, destacou.
Stankowski ressaltou que o sucesso no combate à dengue é fruto de uma soma de esforços. “Esse resultado é reflexo do grande empenho da Prefeitura, da Secretaria de Saúde, da Vigilância e também da comunidade, que participou ativamente não só dos nossos mutirões de limpeza, mas das ações de prevenção em casa. Cada morador se tornou um agente de combate, eliminando água parada, limpando os quintais e denunciando possíveis focos”, afirmou.
“A expressiva redução nos casos de dengue é uma grande vitória para Santo Ângelo. No entanto, seguimos vigilantes na prevenção e controle da doença, e pedimos que a população continue colaborando para juntos evitarmos a reincidência da dengue”, alertou Stankowski.
Fonte: Prefeitura de Santo Ângelo

