O município de Santo Ângelo recebeu, na última quarta-feira (20), o selo “Município Amigo da Vacina 2025”, iniciativa da Secretaria Estadual da Saúde (SES) em parceria com o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), que reconhece as cidades gaúchas que atingiram metas de vacinação infantil e adolescente. A cerimônia de entrega ocorreu no auditório do MPRS, em Porto Alegre.
Santo Ângelo figurou entre os 153 municípios que conquistaram o selo prata, por ter alcançado as metas em dois dos três imunizantes avaliados: pentavalente (Categoria Baby) e tríplice viral (Categoria Dente de Leite), levando em conta a cobertura vacinal registrada em 2024.
As vacinas
Pentavalente: protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecções causadas pela bactéria Haemophilus influenzae tipo B. Deve ser aplicada no primeiro ano de vida do bebê, em um esquema de três doses (aos dois, quatro e seis meses de idade).
Tríplice Viral: protege contra o sarampo, caxumba e a rubéola. Uma dose deve ser aplicada aos 12 meses de idade e a segunda aos 15 meses (com a tetraviral, que protege adicionalmente contra varicela).
A coordenadora de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, Juliane da Rosa, destacou que o reconhecimento é resultado de um trabalho diário de dedicação e conscientização junto às famílias. “A vacinação é um processo que exige confiança. Muitas vezes, os pais chegam ansiosos, mas ao longo do tempo passam a confiar na equipe e retornam para cumprir o calendário vacinal. Nosso maior objetivo é proteger as crianças e adolescentes, prevenindo doenças que não enxergamos, mas que estão presentes”, ressaltou.
Fonte: Imprensa/Prefeitura de Santo Ângelo

