Na segunda-feira (28/7), o governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), realizou o repasse de R$ 600 mil para auxílio financeiro às Organizações da Sociedade Civil (OSCs) atingidas pelos eventos meteorológicos ocorridos nos meses de abril e maio de 2024. O Reconstruir OSCs selecionou projetos de reestruturação de espaços através da aquisição de equipamentos e materiais permanentes.
“Estamos oferecendo esse aporte financeiro para ajudar as OSCs a se reerguerem, possibilitando a retomada de suas atividades, que são essenciais à população em vulnerabilidade social que atendem. Além disso, ajudar essas entidades é impulsionar a reconstrução do Rio Grande do Sul, por ampliar a rede destinada a esses cidadãos que ainda necessitam de apoio para retomar a suas vidas”, destacou o titular da Sedes, Beto Fantinel.
As entidades foram selecionadas após a verificação de relatório de levantamento dos impactos causados pelas enchentes. Além disso, foi realizado o mapeamento dessas OSCs para constatar a localização dentro do marco oficial de inundação.
Entidades selecionadas para o Reconstruir OSCs:
Associação dos deficientes visuais de Canoas
Associação beneficente evangélica Floresta Imperial
Associação das creches beneficentes do RS
Associação de mulheres Princesa Isabel
Associação de pais e amigos dos excepcionais de Alegria – Apae
Associação dos idosos de Restinga Seca
Associação meninos e meninas de progresso – Ammep
Associação pais e amigos dos excepcionais Arroio do Tigre
Associação pais e amigos dos excepcionais de Ijuí
Associação pais e amigos dos excepcionais de Sobradinho
Associação pais e amigos excepcionais de Gravataí
Círculo operário leopoldense
Congregação de Nossa Senhora
Federação espírita do Rio Grande do Sul
Fundação fé e alegria do Brasil
Grupo chimarrão da amizade Gentil G. Oliveira
Instituto lar bom abrigo
Instituto Lenon Joel Pela Paz
Lar esperança Mary Taranger
O pão dos pobres de Santo Antônio
Organizações da Sociedade Civil
As Oscs possuem a capacidade de mobilizar recursos humanos, financeiros e materiais de diversas fontes, incluindo doações, parcerias com empresas, organizações internacionais e governamentais. Esse alcance permite ampliar o impacto de suas iniciativas além do que seria possível apenas com recursos locais limitados.
Além de oferecer serviços diretos, as OSCs desempenham um papel crucial na defesa dos direitos das comunidades vulneráveis, trabalhando para capacitar os membros da comunidade a reivindicarem seus direitos e participar ativamente do desenvolvimento local.
Texto: Ascom Sedes RS
Edição: Secom RS
Foto: Fredy Vieira/Asscom Sedes

