O Governo Federal está analisando uma proposta que poderá eliminar a obrigatoriedade de formação em autoescolas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A informação foi publicada no Jornal Folha de São Paulo, nesta terça-feira, dia 29.
Segundo a reportagem, o ministro dos Transportes, Renan Filho, informou que a obrigatoriedade de aprovação nos exames teórico e prático continuaria sendo exigida. A medida tem como objetivo tornar o processo mais acessível, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade econômica.
Ainda segundo a matéria a estimativa é que a medida possa reduzir em até 80% o custo atual para tirar a habilitação. No entanto, a publicação ressalta o fato de que o setor de autoescolas, com movimentação estimada em R$ 12 bilhões por ano no Brasil, já sinalizou resistência à proposta.
Com informações do Jornal Folha de São Paulo
Confira a matéria completa: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2025/07/governo-lula-estuda-acabar-com-obrigacao-de-autoescola-para-carteira-de-motorista-diz-ministro.shtml

