O governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), publicou, na sexta-feira (18), um edital de manifestação de interesse para municípios que queiram participar da segunda edição do programa Partiu Futuro Reconstrução.
Podem aderir à iniciativa as administrações municipais que enfrentaram situação de calamidade em razão dos eventos meteorológicos de 2024 e integrantes do programa RS Seguro. A manifestação deve ser formalizada por meio de ofício e enviada para o e-mail partiufuturo@social.rs.gov.br até o dia 25 de julho. No documento, é necessário informar o quantitativo de jovens que o município deseja atender.
O programa prevê um investimento global de R$ 95,5 milhões voltado para a contratação de jovens aprendizes, entre 14 e 22 anos incompletos de idade, inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e caracterizados como atingidos, desabrigados ou desalojados, para atuação em órgãos públicos da administração direta ou indireta. Nesta edição, serão disponibilizadas 2.785 vagas.
O Partiu Futuro Reconstrução integra o Plano Rio Grande, programa de Estado liderado pelo governador Eduardo Leite, que busca adaptação e resiliência climática do Rio Grande do Sul e visa planejar, coordenar além de executar ações para enfrentar as consequências sociais, econômicas e ambientais da enchente histórica. Na primeira edição do programa, 1.500 jovens, residentes em 23 municípios do estado, participaram da iniciativa.
Fonte: Imprensa Gov RS

